Prof.Marcelo Castro

Minha foto
De uma forma geral, buscando a compreensão do todo, valorizando as partes e defendendo os menos favorecidos.

VISUALIZAÇÕES

COORDENADAS GEOGRÁFICAS E MOVIMENTOS DA TERRA

COORDENADAS GEOGRÁFICAS
As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos  localizar cada ponto da superfície da Terra.

Uma coordenada é um ponto qualquer sobre a superfície da Terra, o qual pode ser localizado pelo cruzamento de suas linhas imaginárias:
PARALELOS – Círculos paralelos ao Equador, variam de  00 a 900 para norte e sul.
MERIDIANOS – Semicírculos traçados de um polo ao outro, variam de  00 a 1800 para leste  e oeste. Greenwich é o principal.


Suas coordenadas são a latitude e a longitude e o princípio utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos).
LATITUDE – Distância em graus de um ponto na superfície da Terra até a linha do Equador (00). Máximo 900 N e 900 S.
LONGITUDE – Distância em graus de um ponto na superfície da Terra até o meridiano de Greenwich (00). Máximo 1800 E e 1800 W.




EXERCÍCIOS DE COORDENADAS


Com base na figura, assinale a alternativa correta.
a) O ponto B situa-se no paralelo 40º N e 80º W de Greenwich.
b) O ponto D está situado a 20º de latitude Sul e a 40º de longitude oeste.
c) O ponto C  está situados nos hemisférios oriental e setentrional.
d) O ponto A está situado a 10º ao sul do Equador e 20º do hemisfério ocidental.
e) Os pontos A e C situam-se nos hemisférios ocidentais e os pontos C e D encontram-se nos hemisférios boreais ou austrais.

Esfericidade da Terra e zonas climáticas

ü  As zonas climáticas existem porque o Sol atinge a Terra com diferentes ângulos e intensidades.
ü  Observe os diferentes ângulos na figura: 
ü  A luz é perpendicular nas latitudes baixas, próximas ao Equador.
ü  Zona  Tropical (quente)
ü  A luz é mais inclinada quanto mais alta é a latitude, isto é, mais próxima aos polos.
ü  Zona  Temperada e Polar (frias)

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO
O planeta Terra realiza diversos movimentos no espaço sideral, sendo os principais o de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si mesma) e o de translação, além de outros não tão conhecidos, como o de precessão e de nutação.

O movimento de translação

Consiste no percurso que a Terra executa ao redor de uma estrela, o Sol. Tal movimento não é retilíneo em seu trajeto, que possui configuração circular, na verdade é realizado de forma elíptica. Em decorrência do movimento elíptico, ocorrem variações durante o ano quanto à distância entre o Sol e a Terra. Essas variações recebem o nome de afélio (quando aumenta a distância entre o Sol e a Terra) e periélio (quando se encontram mais próximos).
A característica variável do movimento resulta no aparecimento das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). No entanto, esse não é o único fator determinante, uma vez que deve ser levada em conta a inclinação do eixo da Terra (66° 33’) de acordo com sua própria órbita.
O tempo gasto para a realização completa do movimento de translação é de 365 dias e 6 horas, e 366 dias em anos bissextos. Os bissextos possuem 366 dias em razão do acúmulo das seis horas que restaram dos anos não bissextos ao longo de quatro anos, que somados totalizam 24 horas ou 1 dia. Esse dia extra é acrescentado no mês de fevereiro (29). Os anos bissextos que coincidem com anos que possuem números múltiplos de 100 (exemplo ano 2000) não são considerados. Durante a execução da translação, a Terra se locomove em torno do Sol a uma velocidade de aproximadamente 108 mil km/h.

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO
É o movimento que a Terra executa em torno de si mesma ou do seu eixo imaginário. O movimento acontece no sentido oeste-leste, a uma velocidade média de 463m/s ou aproximadamente 1.666 km/k, na altura da Linha do Equador. Aonde tal velocidade vai diminuindo quando se desloca para os pólos. A Terra leva 23horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma volta em torno si mesma, ou seja, aproximadamente 24 horas podendo afirmar que se concluiu 1 dia.

A maior consequência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites. Porém, o Sol não consegue iluminar toda a Terra uniformemente. Logo, pontos da Terra que neste exato momento estão iluminados, estão se contrapondo a outros que estão na penumbra (sombra), ou seja, na noite.
Por causa dessa desigualdade surge a necessidade da criação de um mecanismo para a padronização do tempo, denominada de Fuso-Horário.

3 comentários: